segunda-feira, abril 3

folhas.secas

Hoje me despeço do verão. Ele já se foi há um tempinho, mas hoje apenas ele deu sinais claros de que só volta mesmo junto com o Papai Noel. O verão traz pequenas coisas estranhas. O calor excessivo deixa as pessoas trabalhadoras mal-humoradas e o trânsito vira um martírio. Ninguém consegue ficar parado em casa e você vê uma bagunça generalizada nas ruas em qualquer horário. Parece que o bichinho do Carnaval contaminou todo mundo o tempo inteiro. Os projetos não andam, a concentração é pífia, a burocracia reina.

E chega o outono. O clima seco e gelado da manhã contrasta com o sol macio e aconchegante da tarde. O dia adquire uma lógica e o tempo fica calmo. Nesses primeiros dias, talvez por comparação direta, me sinto um pouco mais próximo do primeiro mundo. Acabaram-se a luz escaldante, o circo de mosquitos e os trovejantes deságües que anunciam o fim do calor. O trabalho engrena, as pessoas já não são tão efusivas, parecem até mais respeitosas.

Hoje respirei fundo a brisa fresca desse novo outono, protegi meus calafrios com uma jaqueta jeans básica, e me lambuzei ao sol com uma pêra suculenta. Nada mais europeu. Hora de observar a vida sem tecer comentários. De ver as histórias de cada um se cruzando harmoniosamente, sem pressa. O ar paira suave. Já não pesa como mel na pele que sublima os pensamentos. O corpo flutua em amenidades.

Sou rato de verão. Adoro calor, sol, praia e todos os clichês do brasileiro típico. Também gosto de frio. Gosto da elegância invernal que acomete o cidadão comum e os arroubos frugais das noites gélidas. Mas nada se compara ao começo do outono e da primavera. Sem medo de frentes argentinas, nem desesperos de veraneios. Tudo calmo, tud no seu lugar, para eu ter mais tempo para aproveitar.

Texto escrito por um menino nascido em meio às tão cantadas águas de março, que fechavam o verão muito tempo atrás.

4 Comments:

Blogger Desiree escreve...

Concordo com vc. Eu também adoro essa época do ano. É a mais equilibrada de todas. Não é tão frio, não é quente demais. Tudo sublime. Fico até mais serena e começo a desconfiar que meus desesperos só tem fundamentos no verão. Acho mesmo que é hora de deixar a ficha cair de que agora tudo começa a se encaixar e a fluir.

10:36 AM  
Anonymous Anônimo escreve...

Lindo!!!!
Realmente o cloma mais ameno é mais confortável.

PREFÁCIO DO MEU FRACASSADO LIVRO IMPERCEPTÍVEL


EM BRANCO
Uma folha em branco se traduz angústia frustração raiva tempo correndo uma idéia que ainda não se materializou em palavras ela é um fio de eletricidade que pulsa latente na minha mente quer sair do abstrato mundo das idéias deseja ser uma coisa concreta almeja ser registrada para não morrer junto comigo nem ser consumida pelo esquecimento. ( E.O.F.)
http://dudve.blogspot.com/

12:03 PM  
Anonymous Anônimo escreve...

hoje eu estava num sol q parecia ter uns 80 graus... andando, andando... aqui no recife, neste calor... tudo isso te leva a um estado de percepção alterado.. é estranho...pra mim o verão nao tem amenidades nenhuma, é muito cruel, mas ainda assim bom..dificil explicar... mas enfim ele esta indo...

5:44 PM  
Blogger Fonseca escreve...

O outono é uma celebração ao SUMIÇO do calor. Odeio calor.

7:21 PM  

Postar um comentário

<< Home