sexta-feira, março 10

vizinhança

Hoje entrei munido da minha mais pura inocência na padaria perto de casa. Missão: comprar pão, leite e queijo. Era cedo, eu exalava todo o frescor do meu banho recente e algum inchaço da noite dormida, nem bem nem mal. Cotidianices potecializadas.

Um passo adentro do recinto e uma pessoa desconhecida me fuzila com olhos lascívos e desejantes. Meu corpo muito instintivo percebe o peso de cada olhar a ele dirigido e em frações de segundo as vistas se cruzaram. A pessoa desviou, claro. Essa pessoa estava apoiada no bar, tomava suco e usava roupas próprias para exercícios físicos.

Fui para o canto oposto, onde o cheiro de pão fresco entoxicava mais uma manhã monótona. Ninguém para me atender, eu parado esperando com certo enfado, giro sobre os calcanhares e vejo o mesmo olhar cruzando o ambiente em minha direção. Mais uma encarada desconfortável, elétrica, e mais uma vez saio vitorioso.

A espera por um atendente foi longa, mas observando a tradicional e bizarra decoração do estabelecimento, vejo que acima das cabeças corre uma longa fila de espelhos inclinados em nossas direções, e de lá posso apreciar longamente as muitas secadas que a pessoa dispensou a mim. Ela termina sue café-da-manhã, caminha até o caixa de saída, paga, e no momento exato em que vai sair, eu sei muito bem, e viro para bater cara a cara mais uma vez com seu insistente interesse por mim.

Estou até agora pensando o que a tal pessoa procurava em mim. Teria sido alguma lembrança longíqua que despertara ódio intenso contra este pobre e inocente ser? Lembro-me de Old Boy, e me arrepio. Ou talvez meu perfume e bolsas nos olhos teria ascendido uma libido reprimida que seria gasta na corrida daquela manhã. 'Amor a primeira vista' não me convence, mas 'sexo a primeira vista' sim.

O mais provável é que a passoa provavelmente já me viu em alguma situação comprometedora e me reconheceu, acordando o Leão Lobo que existe em cada um de nós. Mas confesso que se eu estivesse certo na segunda suposição, e tivesse recebido um simples 'oi', acho que não me responsabilizaria pelos meus atos.

Vou fazer uma tocaia na padoca e já volto.