segunda-feira, janeiro 23

a.perereca.da.vizinha

Minha vizinha é uma pessoa bastante estranha. Mal sai de casa, tem um nível de socialização tendendo a zero, e vive com seus dois cachorro feio e extremamente fedorentos. Mas mais chamativo que isso tudo é a sua maior criação: sua filha.

E põe chamativo nisso. Ela é uma adolescente mais do que típica, com seus conflitos e medos. O que ela tem de extraordinário, e que lhe rendeu o valor de tema de post é que ela parece ter a necessidade de mostrar ao mundo - ou pelo menos ao bairro - todo o drama de sua vida diária.

O discurso segue geralmente o mesmo tema: você não me entende, eu odeio isso, eu odeio aquilo, eu não posso fazer nada do que quero, eu te odeio, eu odeio a minha vida. O ritmo, o volume e o timbre também seguem um padrão ascendente, chegando a oitavas que nem Mariah Carey se arriscaria.

Quem ouve pela primeira vez fica constangido, e sente pena pela coitada. Depois, tendo ouvido ao espetáculo com a monotonia de quem assiste ao horário político meses seguidos, a coisa toda adquire um tom até de sátira. Algo como as piadas do Chavez, que sempre foram idiotas, mas de se repetirem com tanta regularidade, adquirem um tom cômico.

Estranho é ver que a mãe não se abala. Nunca ouvi a voz dela respondendo aos ataques trombônicos da filha. Talvez porque ela saiba que o que torna a vida da filha miserável é uma grande besteira. Todos nós fomos adolescentes e sabemos que é uma fase difícil. Hoje vejo os adolescentes com condescendência, porque todos nós já fomos feios, chatos, mal humorados e mal vestidos como eles. Sorte que crescemos, sorte que criamos caráter [uns mais que outros] e sorte que paramos de desejar suicídio a cada unha quebrada.

Enquanto a minha vizinha não acalma a piriquita, eu tenho quase um 'I Love Lucy' diário entrando pela janela da cozinha.

1 Comments:

Anonymous Anônimo escreve...

Como eu era idiota, feio e nojento na minha adolescência... hoje quando eu me olho no espelho e não vejo espinhas eu verto lágrimas de satisfação. Desabafo mode off.

2:11 PM  

Postar um comentário

<< Home